1517
Martinho Lutero afixa As noventa e cinco teses
"Tão logo a moeda no cofre
ressoa, a alma sai do purgatório."
Essa era a curta mensagem musicada de propaganda de João Tetzel, o homem
autorizado a conseguir dinheiro para construir uma nova basílica em Roma. Seu
esquema para o levantamento de fundos — a
venda de indulgências — era, simplesmente, a venda do perdão. "Faça
com que os seus entes queridos, que já partiram, saiam do purgatório por uma
pequena taxa e ganhe algum crédito adicional para os seus pecados."
A corrupção reinava na igreja. Os
cargos eclesiásticos eram comprados por nobres ricos e usados para alcançar
mais riqueza e mais poder. Um desses nobres foi Alberto de Brandemburgo, que
pedira dinheiro emprestado para se tornar arcebispo de Mainz e que precisava
encontrar um modo de pagar seu empréstimo. O papa autorizou a venda de
indulgencias na região de Alberto, contanto que metade do dinheiro coletado
fosse usada para a construção da Basílica de São Pedro em Roma. O restante do
valor levantado iria para Alberto. Todos estavam felizes, a não ser certo
número de alemães devotos, dentre os quais estava Martinho Lutero.
Tetzel, monge dominicano e pregador
bastante popular, tornou-se o comissário das indulgências. Ele viajava de
cidade em cidade, proclamando seus benefícios: "Ouça a voz de seus entes
queridos e amigos que já morreram, suplicando-lhes e dizendo: 'Tenha pena de
nós, tenha pena de nós. Estamos passando por tormentos horríveis dos quais você
pode nos redimir, contribuindo com uma pequena esmola'. Vocês não desejam fazer
isso?".
Lutero, sacerdote e professor de
Wittenberg, opunha-se totalmente à venda das indulgências. Quando Tetzel chegou
àquela localidade, Lutero redigiu uma lista de 95 queixas e a afixou na porta
da igreja, que também servia como quadro de avisos da comunidade. O perdão
divino certamente não poderia ser comprado e vendido, dizia Lutero, uma vez que
Deus o oferece gratuitamente.
As indulgências, porém, eram apenas a
ponta do iceberg. Lutero se rebelava contra toda a corrupção da igreja e
pressionava para que uma nova compreensão da autoridade do papa e das
Escrituras fosse adotada. Tetzel saiu logo de cena (morreu em 1519), mas Lutero
prosseguiu, vindo a liderar uma revolução religiosa que mudou radicalmente o
mundo ocidental.
Lutero nasceu em 1483, em uma família
de camponeses em Eisleben, Alemanha. Seu pai, um mineiro, levou-o a estudar
Direito, enviando-o à Universidade de Erfurt. Contudo, o fato de ele ter sido
poupado da morte quando um raio caiu muito próximo dele fez com que Lutero
mudasse de idéia. Ele entrou para um mosteiro agostiniano em 1505, tornando-se
sacerdote em 1507. Reconhecendo suas habilidades acadêmicas, seus superiores o
enviaram para a Universidade de Wittenberg a fim de que obtivesse o diploma em
Teologia.
A inquietação espiritual que
atormentava outros grandes cristãos, ao longo de todas as eras, também
influenciou Lutero. Ele estava profundamente consciente do próprio pecado, da
santidade de Deus e de sua total incapacidade de obter o favor divino. Em 1510,
Lutero viajou para Roma e ficou desiludido com o tipo de fé mecânica que
encontrou ali. Fez tudo o que pôde para ser verdadeiramente piedoso. Subiu, até
mesmo, a escada de Pilatos, em que Cristo supostamente caminhou. Lutero orava e
beijava cada degrau à medida que prosseguia, mas, mesmo ali, suas dúvidas ainda
fervilhavam.
Poucos anos depois, voltou para
Wittenberg como doutor em Teologia, para ensinar disciplinas relacionadas à
Bíblia. Em 1515, começou a lecionar sobre a epístola de Paulo aos Romanos. As
palavras de Paulo consumiram a alma de Lutero.
"Minha situação era que, apesar
de ser um monge impecável, eu me punha diante de Deus como um pecador
perturbado por minha consciência e não tinha confiança de que meus méritos
poderiam satisfazê-lo", escreveu Lutero.
"Noite e dia eu ponderava, até
que vi a conexão entre a justiça de Deus e a afirmação de que Ό justo viverá
pela fé'. Então, entendi que a justiça de Deus é a retidão pela qual a graça e
a absoluta misericórdia de Deus nos justificam pela fé. Em razão dessa
descoberta, senti que renascera e entrara pelas portas abertas do paraíso. Toda
a Escritura passou a ter um novo significado [...] esta passagem de Paulo
tornou-se, para mim, o portão para o céu".
Assim, mais confiante em suas crenças
e com algum apoio de seus colegas, Lutero sentiu-se livre para falar contra a
corrupção. Ele já criticava a venda de indulgências e a adoração das relíquias
mesmo antes de Tetzel aparecer em sua região. Tetzel simplesmente fez com que o
conflito alcançasse uma posição de destaque. As noventa e cinco teses de
Lutero eram profundamente restritas, caso consideremos a sublevação que
provocaram. Afinal, eram apenas um convite ao debate.
Ele realmente conseguiu um debate,
primeiramente com Tetzel e, mais tarde, com o renomado estudioso João Eck, que
acusou Lutero de heresia. No primeiro momento, parecia que Lutero esperava que
o papa concordasse com ele sobre o abuso na questão das indulgências. Conforme
a controvérsia continuou, Lutero, porém, solidificou sua oposição ao papado. Em
1520, o papa emitiu uma bula (decreto) condenando as idéias do monge alemão, e
Lutero a queimou. Em 152 1, a
Dieta (concilio) de Worms ordenou que Lutero se retratasse. Ali, segundo a
lenda, Lutero afirmou: "Não posso fazer outra coisa. Aqui estou. Deus me
ajude. Amém".
Depois disso, Lutero foi excomungado,
e seus escritos foram banidos. Para sua proteção, foi levado à força por seu
patrono Frederico, o Sábio, e ficou escondido no castelo de Wartburg. Ali, ele
trabalhou em outros escritos teológicos e na tradução do Novo Testamento para o
alemão popular.
Contudo, a batalha apenas começava.
Quando ousou fazer oposição ao papa, Lutero despertou os sentimentos de
independência tanto nos nobres alemães quanto no povo em geral. A Alemanha se
tornou uma colcha de retalhos, à medida que alguns nobres apoiaram Lutero e
outros permaneceram leais a Roma. A Reforma já estava em preparação também na
Suíça, liderada por Ulrico Zuínglio. A igreja e o Sacro Império Romano voltaram
sua atenção para as batalhas políticas que se estenderam por toda a década de
1520. Quando decidiram agir de forma enérgica contra os reformadores, já era
tarde demais.
Uma reunião realizada na cidade de
Augsburgo, em 1530, chegou perto de fazer com que a causa luterana voltasse a
ficar sob a tutela romana. Filipe Melâncton, amigo de Lutero, preparou uma
afirmação conciliatória das idéias de Lutero, apresentando seu ponto de vista
como um posicionamento fiel ao catolicismo histórico. Porém, o concilio
católico exigiu concessões que Lutero não faria, e a ruptura se tornou
definitiva.
Em retrospecto, parece que os
acontecimentos da Reforma devem muito à personalidade única de Lutero. Se não
fosse sua dúvida profunda, talvez jamais tivesse garimpado as verdades das
Escrituras como fez. Sem seu zelo pela justiça, talvez nunca afixasse seu
protesto na porta da catedral. Sem sua impetuosidade, talvez jamais atraísse um
número significativo de seguidores. Ele viveu em um tempo propício às mudanças
e era o homem indicado para fazer com que acontecessem.
Fonte: Os 100 Acontecimentos mais Importantes da História do Cristianismo .
Por A. Kenneth Curtis - J. Stephen Lang e E. Randy Petersen - Editora Vida
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