SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

sábado, 29 de outubro de 2011

ELEMENTOS PRÁTICOS PARA UMA LIDERANÇA EFICAZ

Conhecer e entender as pessoas

O grande problema de alguns líderes é fazer do ministério um fim em si mesmo. Os líderes eficientes conhecem a arte de se entender com as pessoas que lideram ou esperam liderar. É incrível como alguns líderes cristãos destroem suas igrejas por falta de tato, amor, compaixão, paciência e sensibilidade no cuidado com o rebanho.

Inspiração para as pessoas

O bom líder inspira pessoas desanimadas e desmoralizadas e dá nova vida a uma organização agonizante. Sandesr afirma: "O poder de isnpirar os outros para o serviço e o sacrifício é a marca do líder de Deus. Sua chama acende os que ficam à sua volta". Não basta estar a frente do rebanho, é preciso inspirá-lo com disposição e entusiasmo.

Eficiência na comunicação

O simples fato de uma pessoa falar ou escrever não significa que ela comunica. Comunicação é "o processo a que nos submetemos para transmitir um entendimento de uma pessoa, ou grupo, a outra". A chave para ser um bom comunicador é, acima de tudo, compreender as pessoas. Depois, é preciso conhecer plenamente o assunto. Então é preciso captar ou criar o clima correto, e, por fim, ouvir a reação para saber se ha compreensão.

Fonte: Texto adaptado da obra Ministério Pastoral. Alcançando a excelência no ministério Cristão, CPAD, 2004/ Citado na p. 13 da Revista Lições Bíblicas do 4º trimestre de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário