SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ARGUMENTOS NATURALISTAS PARA A EXISTÊNCIA DE DEUS

1. Cosmológico. Da palavra grega kosmos, "mundo". O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e só existe uma causa suficiente, que é Deus (Sl 19:1).

2. Teleológico. Da palavra grega telos, "fim". O universo não apenas prova a existência de um criador, mas indica a existência de um Arquiteto (Rm 1:18-20). Pode-se observar um propósito no universo que indica a existência de Deus como aquele que o planejou.

3. Antropológico. Da palavra grega anthropos, "homem". Uma vez que o homem é um ser moral e intelectual, deve ter um Criador que também é moral e inteligente (At 17:29). A natureza moral, os instintos religiosos, a consciência e a natureza emocional do homem argumentam em favor da existência de Deus.

4. Ontológico. Da palavra grega on, "ser". O ser humano é dotado da ideia inerente de um Ser Perfeito. Esta ideia inclui naturalmente o conceito de existência, uma vez que um ser, em tudo o mais perfeito, que não existisse, não seria tão perfeito quanto um ser perfeito que existisse. Portanto, tendo em vista que a ideia de existência está contida na ideia de um Ser Mais Perfeito, esse Ser Mais Perfeito deve necessariamente existir.

Fonte: Bíblia Anotada de Charles C. Ryrie - Moody Institute of Chicago.

Nota do pastor Sandro Gomes: Podemos ainda acrescentar o argumento Histórico. Indubitavelmente vemos a mão de Deus na história da raça humana. O Eterno é absoluto em seus propósitos. Nada escapa de Sua soberania e onisciência. A Sua vontade direta ou permissiva expressa o controle que Ele tem sobre o universo. Creio que ainda hoje Ele realiza milagres e relaciona-se com os Seus fieis. Entretanto, é importante ressaltar que a fé é uma questão moral e não intelectual. Apresentamos e estudamos estes argumentos porque já cremos em Deus . Eles não são analisados para crermos no Deus Vivo e Verdadeiro. Em última análise, esperamos que os eleitos segundo a presciência do Eterno creiam que Ele Existe.

No serviço do Mestre, pastor Sandro Gomes
Site:www. prsandrogomes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário