SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

terça-feira, 18 de junho de 2019

MESSIAS, CHRISTÓS, MASHIACH, UNGIDO



     À medida que ensinamos a Bíblia, ficamos sempre surpresos por ver quantas pessoas não percebem que o nome de Jesus não “Jesus Cristo”.
     A palavra Cristo é o equivalente [em português] da plavra grega Christós. Christós é o equivalente grego da palavra hebraica Mashiach. Messias é o equivalente [em português] da palavra Mashiach. Todas essa palavras significam a mesma coisa: “Ungido”.
     Dizer “Jesus Cristo” é o mesmo que dizer “Jesus, o Messias”, ou, em hebraico, Yeshua (Jesus) Hamashiach (o Messias).
     Cristo é um título, não um nome. Jesus é o Cristo – o Messias, o Ungido. Sessenta e nove vezes no Novo Testamento Ele é chamado de “Cristo Jesus”. Na linguagem de hoje, a combinação nome-título é equivalente, por exemplo, “presidente Lincoln”.
     Vendo os dois adventos do Messias nas Escrituras, mas incapazes de entender que ambos se referem à mesma Pessoa,  alguns estudiosos judeus criaram a teoria dos dois Messias. O servo sofredor, a quem eles denominaram “Messias ben Yosef” e o Messias que reina e governa, a quem eles chamaram de “Messias ben David”. A palavra hebraica ben significa “filho”.
     É interessante que o nome verdadeiro de Jesus teria sido Yeshua ben Yosef, que quer dizer “Jesus, filho de José”. No entanto, Ele também é Jesus,  filho de Davi” porque, em Sua encarnação, nasceu  como descendente direto da linhagem do rei Davi e como herdeiro do trono. Portanto, ambos os nomes escolhidos pelos rabinos aplicam-se a Ele. (Israel My Glory)
Thomas C. Simcox é coordenador de treinamento de ministérios eclesiásticos de The Friends of Israel.
Fonte: Notícias de Israel, dezembro de 2014, Porto Alegre/RS , Brasil, Periódico da Obra Missionária Chamada da Meia-Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário