JESUS, O MAIOR PEDAGOGO DE TODOS OS TEMPOS
Uma das principais características do método de ensino
de Jesus é a sua flexibilidade. Ele sempre adaptava sua metodologia às
situações específicas. O que determinava o seu método era o conteúdo de seu
ensino, as características e os conhecimentos de
seus
discípulos, e a sua própria personalidade.
O
Mestre raramente fazia discursos ou pregações que hoje chamamos de “comunicação
unilateral”. Ele ensinava a partir de uma situação específica; uma conversa,
uma pergunta, uma necessidade ou ainda, a partir da resistência de seus
ouvintes . A grande maioria das parábolas de Jesus foi contada como resposta a
uma pergunta. Mesmo durante a instrução verbal, Jesus direcionava seu ensino às
experiências de seus discípulos.
Ensino
centrado nos alunos
Jesus
considerava as dúvidas, necessidades, expectativas e até os conhecimentos de
seus discípulos. A formulação e a apresentação do conteúdo de seu ensino
correspondiam totalmente ao modo de pensar de seus ouvintes orientais.
A
linguagem de Jesus era prática e ilustrada e não abstrata e sistemática. Sua
prédica e ensino eram compreensíveis, acessíveis às pessoas simples e medianas
de seu tempo.
Ensino
através de métodos e recursos variados
Jesus
não ensina atravésda semples memorização. Mas, usava variados métodos, tais
como: repetições, parábolas, simbologias, hipérboles, trocadilhos, comparações,
metáforas, provérbios, enigmas, paradoxos, ironias etc.
Para
auxiliar na compreensão de sua mensagem, o Mestre complementava sua instrução
verbal com meios de expressão, como por
exemplo, material visual e dramatização. Jesus pegava qualquer coisa ou objeto
e os usava como exemplo: sementes, pássaros, campos, uma figueira, uma moeda,
um peixe etc. As ilustrações mais notáveis de seu ensinamento foram os seus
milagres. Eles não foram somente sinais de sua autoridade, mas também um
poderoso meios de ensino. Para contrastar com a metodologia dos rabinos, Jesus
não usava o método da memorização, porém tornava o seu ensino inesquecívelpor
meio de palavras penetrantes e exemplos extraordinários.
Ensino
baseado na reflexão
O
ensino de Jesus despertava a curiosidade, o interesse e, acima de tudo, a
reflexão de seus ouvintes. Muitas vezes, ele respondia às perguntas com um novo
questionamento ou com uma parábola, o que levava sua audiência à formulação de
suas próprias conclusões. As parábolassão exemplos disso. A intenção de Jesus
não era confundir seus ouvintes, mas desafiá-los a descobrirem o significado
das palavras que ele proferia. Jesus foi o maior pedagogo de todos os tempos:
desafiava seus alunos a aprender a partir do próprio esforço.
A
pedagogia moderna diz que o professor deve propor situaçõesde ensino baseadas
nas descobertas espontâneas dos alunos. A aprendizagem se realiza através da
conduta ativa do aluno, que aprende mediante o que ele faz e não o que faz o
professor.
A
maior parte dos ensinos de Jesus contrariava a hipocrisia dos fariseus,
sacerdotes, levitas e judeus religiosos. Ele não falava de tudo abertamente,
mas os que se interessavam pelas coisas do Reinode Deus, podiam entender com
perfeição o que dizia através das parábolas.
Ensino
baseado em relacionamentos
Se o
principal objetivo do professor é “transferir saberes” não há necessidades de
se estabelecer relacionamentos. Mas, se sua meta principal é transformar o
aluno a fim de que seja semelhante a Cristo, uma convivência positiva e
afetuosa será essencial. Jesus “nomeou doze para que estivessem com ele”(Mc
3.14).
Ensino
baseado no interesse do aluno
Suas
histórias conquistavam o coração de seus ouvintes porque vinham diretamente de
encontro às suas próprias frustrações e desapontamentos. Falou de um servo impiedoso
(Mt 18.23), de salários iguais por trabalhos desiguais (Mt 21:1ss), do
assassinato dos lavradores (Mt 21.33ss), dos convidados indignos do casamento
(Mt 22:1ss).
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