SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

" O NOME DE DEUS É JÁ"

       Nessa época denominada   Pós Modernidade,  queremos tudo rápido.  Café instantâneo,  comida   no microondas, trem bala,  comunicação rápida através do face, fax, e-mail, zap zap etc. Semelhantemente, queremos que a mão do Deus Soberano mova-se rápido em nosso favor.  Entretanto, nos esquecemos que Ele é o Senhor de nossas vidas e faz tudo que lhe apraz conforme a Sua soberana vontade.  Infelizmente , até alguns pregadores descuidados usam o Salmo 68.4: ...o seu nome é JÁ...", para enfatizar a atuação de Deus de forma imediata.  Como diz o escritor Ciro Sanches, tal chavão tem sua origem no Salmo supracitado. Vejamos a seguir uma pequeno esclarecimento da parte do pastor Ciro: "Embora o Senhor opere milagres durante o culto e especialmente no momento da exposição da Palavra (At 14.8-10),  as Escrituras não o apresentam com o nome "Já", no sentido de que Ele aja sempre de forma imediata.
       "Na tradução espanhola de Casiodoro de Reina, está escrito: "...JAH es su nombre". A versão da Bíblia Rei Tiago, em inglês, apresenta:"...his name JAH". Em inglês, seria "NOW".
      " Em português, na versão Almeida Revista e Corrigida (IBB, 1981), ainda muito utilizada no Brasil, está escrito no texto em apreço que o nome de Deus é JÁ - com as duas letras maiúsculas. Porém, nas versões mais modernas, este problema já foi resolvido, pois aparecem os vocábulos "Senhor" (ARA) e "Jeová" (ARC) ao invés de "JÁ". Esta palavra é uma forma resumida de "JAVÉ" (YAHWEH), nome pessoal de Deus derivado do tetragrama hebraico YHWH."
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário