SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

terça-feira, 29 de julho de 2014

DISTORÇÃO DAS ESCRITURAS - ROMANOS 1.26,27 . O que a Bíblia diz neste texto acerca da Homossexualiade?

A União Internacional das Comunidades da Igreja Metropolitanas (Metropolitan Community Church [MCC], fundada por Troy Perry, foi a  primeira denominação criada para homossexuais. Depois de estudar a Bíblia, Perry concluiu que o cristianismo e a homossexualidade eram compatíveis. Mas estes versículos mostram claramente que a homossexualidade não é "natural", mas é "contrária à natureza" e "vergonhosa". Paulo escreveu, em I Coríntios 6.9, que os que praticam atos homossexuais, juntamente com pessoas sexualmente imorais, idólatras, adúlteras, homens que se prostituem, bêbados, difamadores, e trapaceiros não entrarão no reino de Deus; o apóstolo Paulo prosseguiu dizendo: " É o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mais haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus" (1 Co 6.11).

Romanos 1. 26,27: "Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente , também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro."

A homossexualidade é errada? Paulo apelou ao que é "natural" (physis - usada em 2.27; 11.21,24; Gl 2.15) para contrastar as relações sexuais naturais - de homens e mulheres - com atos sexuais envolvendo o mesmo sexo. O seu raciocínio, todavia, não é apenas biológico. Na verdade, o problema é que as  pessoas abandonaram a ordem criada por Deus - o tema neste contexto (v.20). Os que se envolvem na homossexualidade não estão de forma simples abandonando o que é "natural", biologicamente, mas estão rejeitando a maneira como Deus pretendia que toda a sua criação funcionasse.  Paulo não estava discutindo atos pederastas ou homossexuais meramente em conexão com  a adoração de ídolos (cf. 1 Co 6.9-11), mas dizendo que os seres humanos foram criados para relacionamentos naturais e heterossexuais - o único tipo de relacionamento sexual que a Bíblia reconhece como aceitável.

Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé: questões reais, respostas precisas, fé solidificada. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário