SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

sábado, 2 de junho de 2012

BOSQUES E ALTOS (POSTE-ÍDOLO) - ASERÁ

Aserá era a deusa cananita da fertilidade (Asherar, no hebraico). Seu culto penetrou em Jerusalém por meio da mãe do rei Asa (Maachah, no hebraico) e em Israel por Jezabel. Era uma peça ritual de madeira que simbolizava a deusa. Tinha forma de árvore, de um tronco de árvore ou de uma coluna junto do altar da deusa. Na tradução da Bíblia para o Português é grafada como bosques ou poste-ídolo (2 Rs 17.16). "... e fizeram um ídolo do bosque... e também imagem de Aserá..." A enciclopédia Wikipédia define Aserá Astarte como personagem do panteão fenício e na tradição bíblico-hebraica conhecida como a deusa dos Sidônios (1 Rs 11.2). Era a mais importante deusa dos fenícios. Filha de Baal e irmã de Camos. Deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra, adorada principalmente em Sidom, Tiro e Biblos.

A indicação da forma de adoração dessa deusa consistia na figura de um tronco (poste) de árvore, mas está escondida atrás da própria tradução. O nome deusa Aserá (Asera) também não é realçado. Tais referências aparecem com Crônicas e Reis. Como Bosque aparece em 2 Reis 14.4: "Tão - somente os altos não tirarem; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos". Há um versículo idêntico em 2 Reis 12.3.
"... o bosque ficou em pé em Samaria" (2 Rs 13.6 ).

A tradução limita-se à forma de árvore e não dá detalhes da deusa porque sua figura era indecorosa. A deusa era construída por meio de um poste-ídolo. Ela aparecia com grandes seios e as genitálias bem abertas e expostas, de forma imoral. Por isso, a tradução ocultou a real significação.

Dessa crendice e adoração gentílica saíram outras, vistas entre povos de várias partes do mundo. No Brasil, por exemplo, tem-se o costume, em forma de fetiche, de bater na madeira. É uma referência indireta aos deuses que eram adorados em forma de árvore, troncos e poste-ídolo .

Fonte: Pontos difíceis de entender. Por Antônio Mesquita - CPAD - RJ

21 comentários:

  1. Bacana este esclarecimento.
    Me ajudou em um estudo.
    Estou começando um blog. Se quiser me seguir:
    http://umcristaonodiaadia.blogspot.com.br/
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. muito boa explicação gostei muito !

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida, isso é válido também para árvore de Natal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta,eu creio que sim,pessoal fica idolatrando aquilo todo ano.

      Excluir
    2. Bom Cássia! tudo bem? olha só, vou lhe mandar uns versículos que comprovam esta afirmação. Em II Reis 17, 9-10 diz a respeito de (imagens do bosque) e (postes ídolos). Oque é imagem do bosque, oque tem no bosque? Arvores, não é verdade? Então, naquele tempo, os povos pagãos adoravam deuses demônios, então foi levantada uma deusa chamada asera, que seu simbolo era uma arvore do bosque, uma arvore verde, é detalhe, existe um carro chamado azera, com z, más você sabe que a consoante "s" entre duas vogais tem o som de "z", pois bem querem nos enganar. Então eles sacrificavam animais em baixo desta arvore verde e levavam presentes e depositavam em baixo desta arvore, e em troca esperavam o mesmo, e hoje oque a maioria faz à meia noite, é depositar presentes em baixo da arvore, tome muito cuidado, pregue para sua família. vou passar os outros versículos par você comprovar. jeremias 10, 3-4. I Reis 14, 22-23... Deuteronômio 12,2-3... II Reis 17, 9-10 Isaías 57,4-5 Deuteronômio 16: 21 e Oseias 4:13. e as velas acendidas faz renascer o ritual dos cultos ao deus sol.

      Excluir
    3. Boa explicação! Tinha minhas dúvidas em relação a árvore de natal também!

      Excluir
  4. Obrigado pela participação do caros amigos.

    ResponderExcluir
  5. Paz do senhor gostaria de saber esse bosque realmente foi destruído por rei Asa um lugar fala que ele destruiu outro dia que nos altos ficou

    ResponderExcluir
  6. Gostei da explicação, simples e objetiva.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado muito bom e explicativo o estudo só veio mim ajuda naquilo que já pensava.

    ResponderExcluir
  8. Muito maravilhoso o estudo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente, esclareceu. A Bíblia fala muita coisa que não entendemos por nos faltar o conhecimento. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa explicação! Gostei.

    ResponderExcluir
  11. Glória a Deus!!!
    Fico feliz por mais pessoas estarem sendo esclarecidas, a cerca desse assunto, entendendo que arvore de natal e que o próprio "NATAL" em si, não tem nada a ver com Jesus Cristo, senhor e salvador.

    Graça e Paz à todos, e que a Luz do Espirito Santo de Deus iluminando nossas mentes!!

    ResponderExcluir
  12. ÓTIMO COMENTÁRIO ATÉ PORQUE ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO E ISSO VAI ME AJUDAR MUITO ;QUE Deus ti abençoe grandemente meu irmão.

    ResponderExcluir
  13. Muito válido para nós também. Deus Grande e Tremendo continue derramando bênçãos na sua vida e família Pastor.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom este conteúdo.Deus abençoe

    ResponderExcluir