SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

sábado, 7 de maio de 2011

Igreja em Casa (Primeira Parte)

A IGREJA EM CASAS


O escritor Bob Fitts, defende à luz do modelo do Novo Testamento, o desenvolvimento de igrejas em casas. A seguir, apresentaremos de forma resumida, seu comentário publicado pela revista Atos :

“Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus... saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Rm 16.3-5).
“As igrejas da Ásia vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles” (1 Co 16,19).
“Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa” (Cl 4,15).
“Ao amado Filemom...e à igreja que está em tua casa” (Fm 1,2).

“Com base nos versículos acima, é óbvio que a Igreja Primitiva reunia-se em casas. Essas casas não eram o que poderíamos chamar de um prédio característico e específico de uma igreja. Eram casas em que as pessoas moravam, e eram abertas como um local de reunião para a igreja.

“A Igreja Primitiva não tinha prédios de igreja. Os prédios não apareceram até o ano 232 d.C. O período mais explosivo do crescimento da Igreja na história, até recentemente, aconteceu durante os primeiros anos, quando não havia nenhum prédio de igreja.

“Contudo , neste exato momento, na China, há um incomun mover do Espírito de Deus que é até mesmo maior que o crescimento inicial da Igreja. Isso está acontecendo sem o uso de prédios de igreja. Esse reavivamento é um movimento de igrejas em casas.

“ A seguinte citação foi extraída do Relatório Calebe da edição de Jan/Fev de 1990 da REVISTA MINISTÉRIOS. Este relatório foi feito por Loren Cunninghan, fundador e presidente da JOCUM (Jovens com uma missão):

“De acordo com o U.S. Center For World Mission (Centro Americano Para Missões Mundiais), mais de 22.000 chineses estão vindo a Cristo a cada dia. É o equivalente a 7 dias de Pentecostes a cada 24 horas. Isso está acontecendo neste exato momento. A maior parte dessa explosão de uma nova fé está vindo das comunidades rurais da China. Onde vive 80% da população chinesa.

“Jonathan Chao, fundador da Chinese Church Research Center (Centro de Pesquisa da Igreja Chinesa), contou-me como o reavivamento chinês está sendo espalhado por jovens, em sua maioria com idades de 15 a 19 anos. Os adolescentes vão aos vilarejos e compartilham o Evangelho onde ele nunca foi ouvido antes.
“Quando os convertidos são organizados em pequenos grupos, os adolescentes chamam os ‘presbíteros’ ou ‘anciãos’ (crentes de 20 a 30 anos de idade) para virem e ensinarem as recém formadas igrejas em casas.Ao mesmo tempo, os adolescentes seguem adiante, para alcançarem o próximo vilarejo.

“Através deste meio simples, as Boas Novas estão saltando sobre os campos e montanhas da China.”

O explosivo crescimento da Igreja que está acontecendo agora na China tem algo em comum com o crescimento da Igreja Primitiva do Livro de Atos. Ambos são um movimento de igrejas em casas. Este mesmo tipo de crescimento é visto em outros países hoje, onde os prédios de igrejas não são permitidos.

Há um princípio simples que é expresso aqui: Quando mais obstáculos que atrapalham a implantação de novas igrejas forem removidos, tanto maior será o crescimento que veremos.
Já tive experiências, tanto na implantação como no pastoreamento de igrejas em casa.
Vejo algumas claras vantagens na implantação de igrejas em casas para a multiplicação de igrejas:

AS IGREJAS EM CASAS SÃO FÁCEIS DE SE INICIAR

“Para se implantar uma igreja numa casa, você não precisa comprar propriedades, nem construir um prédio. Você não precisa de um púlpito, bancos de igreja, hinários, nem de um piano. Você pode ficar sem um batistério, uma escola dominical, e um pastor de jovens.
Você não precisa pertencer a uma denominação, nem torna-se membro. Você não precisa ter uma reunião aos domingos, ter um boletim da igreja, nem ter uma reunião no mesmo lugar todas as semanas
Você não precisa ter uma placa com o nome da sua igreja. Ela não precisa de um nome. Na verdade, você nem mesmo precisa chama-la de “igreja”, contanto que você saiba que ela é uma igreja. Nenhuma das situações acima são ruins ou erradas, mas também não são necessárias. O Apóstolo Paulo não usava nenhuma das coisas acima em seu ministério de implantação de igrejas.
Muitas de nossas igrejas modernas deixaram a simplicidade do Novo Testamento e acrescentaram tantas coisas extras, que na verdade não são necessárias. Por essa razão, tem ficado cada vez mais difícil iniciarmos uma nova igreja .
Não podemos ir a nenhum país onde o Apóstolo Paulo implantou igrejas e apontarmos para um prédio e dizermos: “Aquela é a Igreja de Corinto!” ou “Olhe para aquele lindo prédio! É a Igreja dos Efésios!” ou “Eis aqui a Igreja dos Tessalonicenses!” Não há nenhum prédio assim. Pelo que saibamos , as igrejas que Paulo iniciou reuniam-se em casas.
Ray Willians, um amigo íntimo, é missionário no México há 25 anos. Ele tem sido usado por Deus para iniciar dezenas de igrejas no México, das quais centenas de outras igrejas têm sido geradas.
Ele me contou recentemente , que certa vez, iniciou uma igreja num trigal. A igreja cresceu, e dela surgiu uma multidão de “igrejas-filhas e netas”, e cada uma delas com uma visão de implantação de novas igrejas.
Temos a tendência de tornar nossas igrejas complexas demais. Deus está nos chamando de volta à simplicidade e naturalidade da multiplicação.

AS IGREJAS EM CASAS SÃO DESCONTRAÍDAS E INFORMAIS

“Vários anos atrás, levei minha família a uma igreja cujo pastor era um notável mestre da Bíblia. Eu gostava muito daquela igreja e queria freqüentá-la. No entanto, todos os membros de lá vestiam-se com roupas que eram muito caras para as condições financeiras da minha família.
Algumas pessoas não freqüentam certas igrejas hoje porque o nível do padrão do vestuário é alto demais. Eles transformaram a igreja num evento “formal”. Muitos que não freqüentam uma igreja do tipo formal, freqüentam uma igreja numa casa porque ela é mais descontraída e tem um ambiente informal e familiar.
Em seu livro UNDERSTANDING CHURCH GROWTH (Compreendendo o Crescimento da Igreja), o Dr. Donald McGavran cita “Oito Chaves Para o Crescimento da Igreja nas Cidades”. A primeira delas nos dá a idéia do Dr. Mc Gavran sobre a importância da implantação e multiplicação das igrejas em casas. Ele afirma:
“As oito chaves que estou para mencionar não são meras adivinhações. Elas descrevem princípios com os quais concordam homens especializados no crescimento da Igreja.
“Em primeiro lugar, enfatize as igrejas em casas. Quando a igreja começa a crescer, cada congregação precisa encontrar logo um lugar para se reunir.
“A congregação deveria reunir nos ambientes mais naturais. Deveria ser um lugar em que os não-cristãos possam vir com a maior tranqüilidade. Ela deveria estimular os próprios convertidos a darem prosseguimento aos cultos. A obtenção de um lugar de reunião não deveria colocar um peso financeiro sobre as pequenas congreções.
“A igreja em casas supre todos esses requisitos de forma ideal. Elas deveriam sempre ser consideradas, tanto para uma implantação inicial como para expansões posteriores.”

A IGREJAS EM CASAS SÃO FERRAMENTAS EVANGELÍSTICAS

“O Dr. Peter Wagner é considerado por muitos como a maior autoridade sobre o crescimento de igrejas hoje. Ele diz: “O melhor método debaixo do céu para a evangelização é a implantação de igrejas. Nunca houve método melhor e nunca haverá.”

AS IGREJAS EM CASAS FACILITAM O TREINAMENTO DE PASTORES E LÍDERES

“ Os educadores têm entendido há muito tempo que o melhor método de treinamento ainda é o método de aprendizagem, isto é, o treinamento de “um mestre a uma aprendiz na prática”. É o que um ferreiro, encanador , ou advogado teria recebido há cem anos atrás. Eles aprendiam observando e praticando, e, ao mesmo tampo, sendo responsáveis a um mestre na profissão.
Esse era o método de Jesus. Seus discípulos aprendiam observando, ouvindo e praticando, enquanto conviviam com o Próprio Mestre dos mestres.
Nas igrejas em casas os pastores podem ser treinados no sentido de fazerem de fato a obra de pastoreio. Ao mesmo tempo, eles estão sob a supervisão de um pastor sênior. Eles crescem à medida que a igreja cresce sob a liderança deles.

AS IGREJAS EM CASAS AJUDAM A ESTREITAR OS RELACIONAMENTOS

“ Uma pequena igreja numa casa tem uma probabilidade muito maior de que as pessoas tímidas encontrem sua identidade no Corpo de Cristo.
Em nossas igreja em casa geralmente almoçávamos juntos nos domingos. Todas as famílias participavam, preparando e servindo as refeições. A formação de relacionamentos ocorre muito mais facilmente neste tipo de situações “familiares”.

AS IGREJAS EM CASAS PODEM RESOLVER O PROBLEMA DO CRESCIMENTO

“ Algumas das nossas congregações crescem tanto que precisam construir prédios maiores, alugar instalações maiores, ou fazer dois cultos. Isso é o que chamamos de um ‘problema agradável’.
No entanto há também uma solução agradável. Comece a treinar pastores, designando-lhes uma área da cidade. Em seguida, dê-lhes algumas famílias para iniciarem uma igreja em casa nestas áreas da cidade, com o propósito de “terem um bebê”.
A coisa mais vivificante que uma igreja pode fazer é ter um bebê. Tenho visto muitas e muitas igrejas morrendo por causa de um espírito possessivo na liderança. As igrejas que Deus está abençoando são as igrejas que continuamente dão tudo o que Deus lhes dá.
Jesus disse: “daí, e dar-se-vos-á” (Lc 6.38). Uma igreja que dá é uma igreja que cresce.
Michael Green é o diretor da Faculdade de Saint John de Nottingham, Inglaterra. Em seu discurso no Congresso Internacional sobre a Evangelização Mundial em Lausanne, Suíça, em 1074, ele falou sobre os Métodos e Estratégias na Evangelização da Igreja Primitiva, os prédios não eram importantes. Eles não tiveram nenhum prédio de igreja durante o período de seu maior avanço.
“Hoje em dia, os prédios de igreja parecem importantíssimos a muitos cristãos. A sua manutenção consome o dinheiro e o interesse dos membros. Isso geralmente os afunda em dívidas e os isola dos que não freqüentam a igreja.
“Em alguns casos, até mesmo a palavra ‘igreja’ mudou o seu significado. Ela não significa mais um grupo de pessoas, como significava na época do Novo Testamento. Nos dias atuais, ‘igreja’ muitas vezes significa incorretamente um prédio.”
Há muitas vantagens nas igrejas em casas. A mais importante delas é a simplicidade e facilidade de multiplicação.
Os movimentos de igreja que cresceram mais rapidamente na história foram os que não tiveram enormes estruturas organizacionais. Os movimentos mais bem-sucedidos têm enfocado os aspectos essenciais sem hesitações.


AS IGREJAS EM CASAS NO NOVO TESTAMENTO


“ Durante a vida de Jesus na terra, residências comuns e simples eram usadas para a propagação do Evangelho e para o discipulado de novos
convertidos. Isso também aconteceu durante a expansão da Igreja no Livro de Atos. Os versículos abaixo mostram isto:

Uma Casa Onde Jesus Foi Adorado

“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhes suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2.11).
A primeira vez em que um grupo se reuniu para adorar a Jesus e oferecer-lhe presente foi numa casa – a casa de Maria e José.

A Casa de Pedro Foi Usada Para Uma Reunião de Curas

“Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes”(Mt 8:14-16).
Nos primeiros dias do Seu ministério, Jesus usou a casa de Pedro para fazer reuniões de pregação, cura, e libertação.

O Primeiro Culto de Ceia foi Realizado Numa Casa


“ Na última semana do ministério de Jesus, Ele disse aos Seus discípulos: “Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos” (Mt 26.18).
O nosso Senhor poderia ter escolhido celebrar a primeira Ceia com os Seus discípulos numa sinagoga, no Templo, ou em algum outro lugar de importância religiosa. Contudo, Ele escolheu celebrá-la numa casa comum e simples.
Assim sendo, Ele deu a Sua aprovação à residência comum como sendo um lugar consagrado e santificado, digno dos mais solenes cultos de adoração.


Jesus Pregou a Multidões Reunidas em Casas


“Vários dias mais tarde, Ele voltou a Capernaum e as notícias da Sua chegada espalharam –se rapidamente por toda a cidade. Logo, a casa em que Ele estava ficou tão lotada de visitantes que não havia espaço para nem mais uma pessoa, nem mesmo fora da porta. E Ele lhes pregou a Palavra” (Mc 2:1,2 – A Bíblia Viva).
Jesus fez em casa as mesmas coisas que fazemos em nossos prédios de igrejas hoje em dia. Ele também fez estas coisas ao ar livre e no pátio do Templo.

O Pentecostes Veio a uma igreja em Casa


“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados” (At 2:1,2).
Muitos de nós nunca consideramos o número de eventos bíblicos fundamentais que aconteceram em residências particulares.

LEMBRETES:

. O primeiro culto de adoração aconteceu numa casa
. O primeiro culto de Ceia foi numa casa
. O primeiro culto de curas foi realizado numa casa
. A primeira ocasião de pregação do Evangelho aos gentios aconteceu na casa de Cornélio
. O derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes foi numa casa, e
. As primeiras igrejas que o Apóstolo Paulo iniciou foram todas organizadas em casas
Através dos séculos nós perdemos a vida que pode ser encontrada na simplicidade. Ao contrário, temos acrescentado coisas que retardaram o progresso e a expansão da Igreja a todas as nações.

Nas Ruas e nas Casas

“Eles adoravam juntos, regularmente, no Templo, todos os dias, reuniam-se em pequenos grupos nas casas para a comunhão, e compartilhavam as suas refeições com grande alegria e gratidão”(At 2:46 – A Bíblia Viva).
A Igreja Primitiva não somente se reunia em pequenos grupos nas casas, mas também em reuniões maiores em lugares públicos. O crescimento mias rápido da Igreja acontece quando ela não usa locais formais de reunião. Por toda a história, a Igreja cresceu mais rapidamente quando ela permaneceu flexível, móvel e militante.


Saulo o Perseguidor, Ataca as igrejas em Casas

Saulo começou a perseguir a Igreja. Indo de casa em casa, ele arrastava os crentes e os colocava na prisão.
“Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (At 8:3).
Onde ia Saulo de Tarso para encontrar o “o povo do caminho” a fim de arrasta-los à prisão e à morte? Ele os encontrava nas casas. Ele próprio, mais tarde, iniciaria igrejas em casas em suas viagens missionárias.

Onde Vocês se Reúnem?

“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e pregar Jesus, o Cristo” (At 5.42).
Os crentes não se reuniam no Templo em si, mas nos pátios, ou perto do Templo, onde as pessoas se reuniam. Eram reuniões ao ar livre.
A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO de Lion afirma que os cristãos não tinham nenhum prédio especial, mas reuniam-se em casas particulares:
“Rústico, o Perfeito, perguntou o seguinte a Justino Mártir (100-165d.C): “Onde vocês se reúnem?” Justino disse: ‘Onde as pessoas escolhem e podem, ou você supõe que todos nós nos reunimos exatamente no mesmo lugar? Nada disto, porque o Deus dos cristãos não está confinado (restrito) a um só lugar’.” (O grifo é nosso)

A Igreja em Casa que Abriu o Evangelho às Nações

“No dia imediato, entrou em Cesaréia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos. Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu sou homem. E, falando com ele, entrou , encontrando muitos reunidos ali” (At 10:24-27).
Esse é um bom exemplo de como iniciarmos uma igreja em casa. Alguém que esteja faminto por Deus reúne vários membros de sua família e amigos. Aí então esta pessoa pede que o homem de Deus venha e compartilhe a Palavra de Deus. Tão Simples assim!
A reunião na casa de Cornélio foi um irrompimento histórico. Ela convenceu os crentes judeus que as Boas Novas eram para todas as nações, e não somente para os judeus.

A Casa de Lídia Foi a Primeira Igreja da Europa

“Tendo-se retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram. Então, partiram” (At 16:40).
A Igreja de Filipos foi formada na casa de Lídia. O Livro de Atos não conta como a igreja cresceu. Muito provavelmente, quando o grupo não podia mais caber na casa de Lídia, os membros formaram uma outra igreja em casa em alguma outra parte da cidade. Desta maneira eles continuaram a dividir-se e a multiplicar-se.

A Casa Alugada de Paulo

Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (At 28:30,31).
Estas palavras finais do Livro de Atos revelam que, em Roma, Paulo usou sua casa alugada para divulgar as Boas Novas do amor de Deus.
O movimento que cresce mais rapidamente no mundo hoje começou em casas. O movimento cristão teve o seu maior crescimento enquanto os seus membros permaneceram flexíveis e móveis. Os cristãos multiplicaram-se mais quando o seu objetivo principal era os relacionamentos, e não os rituais.

Da Sombra à Substância

Todos os tipos e sombras do Antigo Testamento forma totalmente cumpridos em Cristo. Não precisamos mais do Tabernáculo, das vestes sacerdotais do Templo, da sua mobília, ou de nenhuma outra coisa semelhante. Cristo é tudo e em todos. Somos completos n’Ele.

Não precisamos mais de um “Lugar Santo”, como tinham os judeus . Não precisamos de um altar de incenso, da pia, dos pães da proposição, nem do Urim ou Tumim. Não precisamos das sombras, pois temos a substância – O NOME DELE É JESUS.
Analisemos agora João 4:20-23, quando a mulher de Samaria disse a Jesus: “Nossos pais adoravam neste monte; vós entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.
Jesus esclareceu que DA SUA ÉPOCA EM DIANTE Jerusalém não era um lugar mais santo que Samaria. Isso se devia ao fato de que ELE HAVIA VINDO. Em sua vinda, Ele colocaria um fim para sempre na idéia de lugares santos. Isso porque Ele Próprio havia cumprido todos os tipos e sombras do Antigo Testamento.
Louvemos ao Senhor por termos sido libertos de toda escravidão referente a um lugar onde possamos adorar a Deus. Regozijemos-nos porque fomos libertos do legalismo. Somos livres para adora-Lo quando estivermos a sós ou com outras pessoas. Somos livres para adorarmos a qualquer hora, dia ou noite, em qualquer lugar que escolhermos.

NOTA DO PASTOR SANDRO GOMES:

Eis o que registra Lucas no Livro de Atos dos Apóstolos :

“E Salomão lhe edificou casa; mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?”

Por causa dessa verdade ministrada pelo diácono Estevão perante as autoridades judaicas, esse servo de Jesus torna-se o primeiro mártir da Igreja Primitiva. É importante salientar que o apóstolo Paulo também enfatiza esta verdade em Atenas , em seu discurso no Areópago:

“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens “(Atos 17.24).

Vejamos o que diz ainda o escritor Ralph Mahoney, no compêndio O Cajado do Pastor, publicado pelo World MAP, na seção E3/páginas 17 e 18:

Jesus Veio Para Acabar Com Os Templos E A Construção Deles

“ Ele veio para quebrar o poder do sistema religioso de Ninrode, o qual se orgulhava muito das construções religiosas.,
“ E enquanto alguns falavam sobre o Templo, de como era adornado com formosas pedras e dádivas, Ele disse: Quanto a estas coisas que contemplais, os dias virão em que não será deixada pedra sobre pedra que não seja derribada” (Lc 21:5,6).
“E respondendo Jesus, disse-lhes: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada” (Mc 13:2).
Havia uma boa razão pela qual Jesus acabaria com os templos. “Assim diz o SENHOR:O céu é o meu trono, e a terra é o escabelo dos Meus pés. Onde está a casa que Me edificaríeis?” (Is 66:1)
“...o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos humanas...” (At 7:48). “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templo feito por mãos humanas” (At 17:24).
“Deus queria habitar nos corações do Seu povo. Este era o Seu plano.
“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3.16).
“Deus habita em nós, e o Seu amor é aperfeiçoado em nós” (1João 4:12).
“...pois sois o templo do Deus vivo, como Deus disse: neles habitarei, e entre eles andarei, e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo” (2 Co 6:16).
“Pastor, você é como o rico insensato da parábola de Jesus? “E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores...” (Lc 12:18). (O grifo é nosso).
“Seja como Jesus e os primeiros apóstolos, os quais enfatizaram A MENSAGEM – E NÃO A ARGAMASSA (construções). A MENSAGEM produz corações prontos a fornecerem a Deus um lugar de habitação. A argamassa (Catedrais – Zigurates) acaricia os egos dos que constroem estas coisas.

(Em breve estaremos apresentando a segunda parte do estudo em apreço)

Pastor Sandro Gomes, no serviço do Mestre. E-mail: prsandrogomes@ig.com.br
BLOG: http://www.pastorsandrogomesumnovotempo.blogspot.com




Bibliografia



Revista Atos – abril/maio/junho 2002
Volume 17 / Número 2
O Cajado do Pastor : Edição Português / Ralph Mahoney – CA – EUA:
World MAP ,1998

Obs.: Amigo leitor, peço por gentileza que deixe o seu comentário sobre o estudo citado acima. Desde já, muito obrigado. No serviço do Mestre, pastor Sandro Gomes.

9 comentários:

  1. gostei muito do que li. Entretanto, em muitos momentos, para os mais desavisados, parece que há uma pré-disposição quanto ao funcionamento ou instalação dos templos em geral. Eu também sou contra aos luxuosos e despendiosos templos de hoje, porém não acredito que um lugar para nos reunirmos deva ser descartado; mesmo porquê, as família têm sua rotina e privacidade. É fato que uma casa ou outro espaço é muito mais informal e acolhedor que uma "mega" estrutura de um templo; no entanto, temo que percamos a referencia do ensino, do estar junto, da comunhão, do relacionamento. Acredito que tudo deva estar bem contextualizado com o momento, a região, a sociedade e tudo mais que cerca uma localidade onde vivem os filhos de Deus. Repito: gostei muito, é importante e altamente reflexivo sobre nossa posição em sermos igreja. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  2. Muito claro toda a explanação do assunto. A igreja nos lares é um efetivo pastoreio dos membros e excelente oportunidade de alcançar os amigos, vizinhos e parentes não cristãos. O importante não é reunir por reunir, mas discipular as pessoas nas Escrituras. Um encontro em casas com a presença, poder e propósito de Cristo. Amo o trabalho nos lares.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos Elcione Galantine pela sua participação.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Nós somos o templo de Deus, quando Deus falava ao meu coração a cerca destas coisas eu e minha família sempre questionamos sobre estas passagens. E o próprio Deus nos abriu os olhos . Hoje fazemos reuniões em casa com os familiares e amigos, entendemos o verdadeiro sentido da palavra viver em comunhão, dividir com quem não tem socorrer os necessitados da casa do Senhor. E ele tem se manifestado de uma maneira sobrenatural, em reuniões informal, onde todos participam. Glorias a Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Pastor Sandro por nos trazer a mais pura e ampla verdade dentro da Palavra de Deus.
    Se os nossos antepassados tivessem imitado a Cristo, os resultados do evangelismo mundial seriam muito melhores. Teríamos muitos salvos e poucos religiosos vaidosos para exibirem os seus majestosos templos onde Deus não habita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Pr J.R.Pedroza. Em breve estarei publicando o seguinte estudo: A quebra da Cadeia Babilônica.

      Excluir