SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conjecturas que os pregadores devem evitar - Parte Um

Por Sandro Gomes

Fico estarrecido com algumas conjecturas de certos pregadores. Apresentam em seus
sermões acréscimos ao texto bíblico, e chegam a inferir argumentos sem nenhum apoio escriturístico. A última conjectura absurda foi a esboçada por um dos pregadores em um grande congresso de missões : ele de forma eloquente declarou que Filipe o apóstolo , após a ascensão de Jesus, foi indicado pelos apóstolos de Jerusalém a exercer o ministério de diácono.

(Ler João 1.43;Atos 1.13;2.14;6.12;8.1,5,6,12,13,26-40;21.7) Em última análise, Filipe apóstolo é um e sempre fez parte do colégio apostólico, e Filipe diácono-evangelista é outro.

O pregador em foco é o rei das conjecturas. Em uma de suas mensagens acerca do pedido de um dos ladrões ao lado de Jesus no Gólgota, declarou que na infância de Jesus na ocasião da fuga de José e Maria para o Egito, Dimas como é chamado pela tradição salvou Jesus e seus pais das mãos de um de seus companheiros do crime. Em última análise, Dimas na cruz está trazendo à memória de Jesus esse fato que "se dera há muitos anos atrás". Percebe-se que esta narrativa não faz parte dos Evangelhos inspirados e por conseguinte à luz das Escrituras , não devemos ir além do que está escrito. Vejamos o que diz o texto canônico:

"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23.39-43). Vemos através do texto inspirado supracitado que Jesus nem um momento confirma a infundada conjectura do pregador em apreço. Precisamos ser mais nobres como os crente bereanos que sempre conferiam o que Paulo os ensinava.


No serviço do Mestre, Sandro Gomes. E-mail: prsandrogomes@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário