segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sábado ou domingo?

Pergunta: "É mesmo verdade que devemos guardar o sábado? Volta e meia, cristãos que amam o Senhor Jesus querem me convencer a santificar o sábado ao Senhor, e não o domingo. Tenho dificuldades em ver as coisas dessa forma, mas gostaria de saber mais a respeito do que a Bíblia diz sobre esse tema".

Resposta: Também podemos fazer essa pergunta de outra forma: vivemos hoje sob a lei do Antigo Testamento, ou seja, do sinal de Deus para Israel, ou sob a graça em Jesus Cristo? Essa - creio eu - é a melhor resposta para sua dúvida, pois tanto você quanto seus conhecidos testemunham ser filhos de Deus. Êxodo 31. 13-17 mostra de forma repetida e inequívoca que o sábado era um sinal para Israel: "Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhe dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento".

Sem dúvida, a questão se o crente em Jesus Cristo deveria guardar o sábado era extremamente atual na igreja primitiva, composta na maior parte por judeus. Afinal, eles precisavam refletir sobra a fé e a tradição religiosa que cultivavam até então. Ainda assim, o sábado o mesmo valor que os religiosos de Seu tempo (Jo 5.8ss. ; Jo 7.23; Jo 9.14ss.). Em nenhum momento as cartas doutrinárias do Novo Testamento indicam ou insinuam que devemos guardar o sábado. Em vez disso, o primeiro dia da semana judaica, ou seja, o domingo, assume uma posição importante.

Por exemplo, Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, e também era nesse dia que as primeiras igrejas se reuniam.

"No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro" (Mt 28.1). Mas a sepultura estava vazia! A ressurreição de Cristo havia dado início a algo totalmente novo.

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro dia da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!" (Jo 20.19).

"No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os..." (At 20.7).

Paulo deu orientações expressas aos coríntios a respeito do que deveriam fazer nesse primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for" (1 Co 16.2).

Quando Paulo e Barnabé relataram sua viagem missionária, apareceram alguns fariseus que havem se convertido ao Senhor Jesus. Eles ainda se apegavam à tradição e achavam que os gentios também deveriam ser circuncidados e obedecer à lei de Moisés. Assim, o primeiro concílio dos apóstolos enfrentou um debate de princípios (At 17.7) com o seguinte resultado: "...não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue" (At 15.19-20). Não lemos nenhuma palavra a respeito do sábado!

Quem pensa que deve guardar o sábado deve estudar a Epístola aos Gálatas, especialmente os versículos 4.10-11 e 5,3. É possível que a defesa do sábado também esteja a um desejo - talvez inconsciente - de completar a obra de redenção perfeita e suficiente de Jesus Cristo com alguma ação própria. Isso seria trágico, pois o texto continua: "De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes" (Gl 5.4).

Além disso, o Novo Testamento se refere a nove dos Dez Mandamentos de Deus, mas não ao mandamento de guardar o sábado! Portanto, não há nenhum texto no Novo Testamento que diga que os membros da Igreja de Jesus dentre os gentios devem guardar o sábado. Os adventistas podem argumentar: "Mas os Dez Mandamentos mostram que devemos guardar o sábado"! É verdade, mas Mateus 12.8 diz expressamente: "Porque o Filho do Homem é senhor do sábado".

Por isso: "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo" (Cl 2.16-17). (Elsbeth Vetsch)

Fonte: Chamada da Meia-Noite, outubro de 2006, p. 26.

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