SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

sábado, 6 de agosto de 2011

Apocalipse em Síntese - Capítulo 12 - A mulher e seus inimigos

O saudoso escritor Joel Leitão de Melo (1989), de forma brilhante e sucinta comenta o capítulo em apreço :
" A mulher é a nação israelita. A coroa de 12 estrelas fala das 12 tribos de Israel. A lua debaixo dos pés (v 1) é o mesmo Israel, que brilhou como nação, está obscura agora, e brilhará no futuro. É como a lua que alumia, fica escura, e depois alumia de novo."
" O dragão é Satanás (v 9) que manifestou seu ódio desde quando Jesus nasceu, usando Herodes (Mt 2.3,7,9,16); e continua odiando a pessoa de Jesus.
" A mulher foge para o deserto, onde há um lugar preparado por Deus (v 6). Deus protegeu Jesus, mandando-o para o Egito, no tempo de Herodes. Sustentou o povo judeu durante tantos séculos, e os inimigos não puderam exterminá-lo. De mesmo modo há de preparar um refúgio contra a ira do dragão naquele tempo.
" Satanás expulso dos céus (vv 7-9) - Agora ele vive rodeando a terra, tentando os homens (1 Pe 5.8), e vai à presença de Deus (Jó 1.6.2.2) para acusar os crentes de dia e de noite (v 10). Naquela ocasião haverá guerra entre Miguel e seus anjos contra o dragão que será expulso dos céus e ficará zangado, porque sabe que falta pouco tempo para seu julgamento (v 12). Ele é expulso exatamente no meio da semana, e, irado por isso, vai perseguir a mulher.
"Começa a Grande Tribulação, quando o Anticristo, inspirado por Satanás, quebra o acordo com o povo judeu.
"O lugar deserto para onde a mulher vai é o mesmo referido no versículo 6. Ali fica protegida por Deus três anos e meio, correspondentes à segunda metade da semana de anos."
" A água como um rio que a serpente (o mesmo Satanás) lança contra ela são multidões e povos; água são povos, nações e línguas (17.15). "A terra...tragou o rio" (v 16) é outra vez a intervenção de Deus."
"O dragão foi fazer guerra ao resto de sua semente (v 17). Satanás é sempre o mesmo inimigo do povo de Deus. Mostra sua persistência em combater quem busca a Deus. Este resto da semente é a única parte fiel dentre os judeus. A maioria adere ao Anticristo, e vai para perdição. O mesmo que perseguiu os fiéis desde o começo continuará perseguindo até o fim."
(Fonte: Sombras, tipos e mistérios da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 1989.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário