SANDRO GOMES DE OLIVEIRA. Diretor do Centro de Educação Teológica e Evangelística Shekinah.

sábado, 23 de abril de 2011

Aula de Preconceito (bullying e discriminação)

Pesquisa revela que casos de bullying e discriminação são muito mais comuns nas instituições de ensino do Brasil do que se pode imaginar. Foi constatado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que o preconceito nas escolas públicas de todo o País é uma realidade: 99,3% dos entrevistados (alunos, professores, pais e funcionáriso) têm algum tipo de preconceito. Vejamos o que diz José Afonso Mazzon, professor da Faculdade de Economia e Adminstração da Universidade de São Paulo e pesquisador do estudo em apreço:
"pelos altos percentuais, a gente conclui que o ambiente escolar tem um componente preconceituoso bastante generalizado. Em geral, a maior parte das pessoas tem três, quatro ou cinco tipos de preconceitos. Segundo os dados pesquisados, 10% dos alunos já viram ou viveram situações em que colegas, professores ou funcionários foram humilhados ou agredidos. "A sociedade é preconceituosa, logo, a escola também será. Esses preconceitos são tão profundos que são
praticamente características da nossa cultura", conclui.

COMPORTAMENTO EQUIVOCADO
Percentual de alunos, professores, funcionários e pais que afirmam ter algum tipo de preconceito

Geográfico - 75,9%
Orientação sexual - 87,3%
Socioeconômico - 87,5%
Idade - 91%
Gênero - 93,5%
Étnico-racial - 94,2%
Necessidades especiais - 96,5%
Geral - 99,3%
Fonte: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, estudo com alunos, pais, professores e funcionários de escolas públicas do Brasil.

Obs.: Amigo leitor, peço por gentileza que deixe o seu comentário sobre os dados citados acima. Desde já, muito obrigado. No serviço do Mestre, pastor Sandro Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário